Fica localizado no Rocher des Doms que dizem ser o berço da cidade de Avignon, é também um dos seus pontos mais altos o que permite não só disfrutar de um belo passeio no jardim como serve de miradouro para o resto da cidade de onde podemos ver por exemplo a Ponte de Saint-Bénezet. O jardim foi sendo construído ao longo século XIX, a primeira fase terminou em 1831 mais tarde adicionaram-se lagos e mais arvoredo.


Pelo jardim podemos encontrar estátuas e bustos de pessoas relevantes da cidade, uma delas é a de Jean Althen um agrónomo da Arménia que trouxe a França o cultivo da rubiácea, uma planta utilizada para fins medicinais. Os bustos são representações de Félix Gras, Paul Saïn e Paul Vayson.
Outra estátua relevante é a de Vénus de Félix Charpentier, estava antes numa praça mas pela sua nudez acabou sendo colocada neste jardim e é uma das suas principais atracções.


Quando o bom tempo chega, os habitantes de Avignon saiem a aproveitar um passeio por este jardim que tem um café com esplanada e alguns divertimentos para crianças, vimos por exemplo uns triciclos para alugar em formato de charrete com um cavalo em madeira.