Place du Palais – Avignon, França

É sem dúvida a praça mais bela e rica em história da cidade, nele podemos ver o Palácio dos Papas, declarado pela UNESCO de Património Mundial de Humanidade além de outros edificios cuja dimensão do palácio acaba por ofuscar. Mas, também o que oferece uma das melhores vistas para a praça subindo ás torres. Hoje em dia para além do seu excelente entorno com edificios históricos podemos também aproveitar uma das esplanadas nela colocadas e é também o ponto de partida para o comboio turístico que faz um pequeno tour por Avignon.

Em frente ao Palácio está o Hôtel des Monnaeis, com o seu estilo barroco construído em 1619. Foi dedicado ao Papa Paulo V e na sua fachada podemos ver o seu brasão rodeado de anjos.
Por baixo podemos ver Águias e Dragões (se bem que a mim pareciam Leões) símbolos da familia Borghese em homenagem ao Cardeal Borghese, sobrinho do Papa. O seu nome mudou para Conservatório de Música Olivier Messiaen, porque foi essa a utilização que lhe foi dada a partir de 1860 e é também uma homenagem ao compositor que nasceu na cidade a 1908.
Do lado esquerdo da praça ao fundo podemos ver o Petit Palais que hoje funciona como um museu mas que antigamente servia de residência privada de cardeais. Foi construído no século XIV e mais tarde o bispo Giuliano della Rovere (que depois se torna o Papa Júlio II) continuou as obras de remodelação do palácio até á forma que podemos ver hoje. No seu interior está um museu com obras italianas das épocas medieval e do renascimento.
Também junto á praça podemos ver a Catedral de Notre-Dame des Doms construída no século XII. No alto do seu campanário está uma estátua dourada da Virgem que dizem protege e vigia a cidade. É possível vê-la de vários pontos de Avignon.
Outra atracção, ainda que mais pequena é a escultura do elefante em bronze com sete metros de altura criada pelo artista catalão Miquel Barceló. O Gran Elefant dret já esteve colocada em várias cidades, normalmente acompanha as exposições de outras obras suas já a vimos junto ao Caixa Forum de Barcelona, já esteve em Madrid e também em Nova Iorque.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s