do: BASÍLICA DA ESTRELA – LISBOA, PORTUGAL

Foram várias as vezes que passei pela Basílica (ficava perto da Universidade onde estudei) e foi preciso sair do país para visitá-la. Desconhecia o seu interior e a sua história mas numa dessas idas a Lisboa com mais tempo para passear não hesitámos em visitá-la e depois dar um passeio no Jardim da Estrela.
Construída e inaugurada a finais do século XVIII, foi um pedido especial da Rainha D. Maria I e é nela que repousa agora. 

A Rainha pretendia construir a Basílica e o Convento como promessa quando tivesse um filho varão, o seu desejo foi satisfeito mas apenas o seu quarto filho homem chegaria a Rei (os restantes três faleceram). O seu túmulo não é difícil de identificar e está a meio da igreja que está dedicada ao Sagrado Coração de Jesús. Com uma forma de cruz latina e um estilo entre o barroco e o neoclássico, o que mais destaca para mim é a sua cúpula e o altar-mor onde estão as pinturas de Pompeo Batoni. Dizem que foi a primeira igreja no mundo dedicada a este ritual do Sagrado Coração e a Batoni tentou retratar a sua Consagração na pintura central do altar.
Sombria porque o dia não lhe permitia ter mais luz, tem um lugar na história da cidade e é um marco do reinado de D. Maria, vale a pena visitar.
 
The Queen wanted to build the Basilica and the Convent as a promise when she had her first son, her desire was satisfied but only his fourth son come to be King (the remaining three died). Her tomb is not difficult to identify and is in the middle of the church dedicated to the Sacred Heart of Jesus. With a shape of a Latin cross and a style between Baroque and Neoclassical, what most stands out to me is its dome and the altar where you can see the paintings of Pompeo Batoni. They say it was the first church in the world dedicated to this ritual of the Sacred Heart and the Batoni tried to portray the consecration in central altar painting.
Darker because the day did not allow it to have more light, has a place in the history of the town and is a landmark of the reign of Queen Mary, is worth visiting.
 
 
 
 
 
 
 
Morada: Praça da Estrela
Metro: Não existe perto (Rato seria o mais próximo); Os eléctricos 25 e 28 param na Praça.
A entrada é gratuita e é possível subir á cúpula.
 
Our guide of:
http://hojeconhecemos.blogspot.com.es/p/guia-de-lisboa.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s