do: CASTELO MANZANARES EL REAL – ESPANHA

Hoje visitámos o Castelo de los Mendoza também conhecido por novo Castelo de Manzanares el Real, que dizem ser um dos castelos em melhor estado de conservação da Comunidade de Madrid.
Aos Sábados e Domingos (nos horários das 12h30 e das 13h30) o Castelo tem organizadas visitas teatralizadas. Decidimos experimentar, o custo das mesmas é de 6€ por pessoa.

Logo á entrada no pátio do Castelo estava um malabarista, vestido á época medieval a divertir os visitantes. Ele conseguiu animar a plateia, principalmente as crianças. Aos malabarismos de bolas e arcos, juntava-se o equilibrio de uma espada na testa e um banco.

É ele que dá o mote para a segunda parte da visita. Entram dois actores vestidos de senhores da casa, representando os descendentes da familia Mendonza, não ficou claro para mim (porque só falavam em castelhano) se representavam a D. Pedro de Mendoza um dos primeiros da familia, ou se aos seus descendentes, porque a dama falava em século XVII e o outro senhor viveu no século XV.

Confusões á parte a visita teatralizada tem a vantagem de divertir enquanto apresentam factos históricos relacionados com o Castelo assim como iam explicando a função de cada sala. Subindo as escadas chegamos ao segundo piso do Pátio Interior.

Dali entramos na Sala Santillana, uma zona de banquetes e de reuniões políticas ou sociais.

A seguir a dona da casa, convida primeiro as senhoras para visitar o Estrado das Damas, um local para a vida social das senhoras e onde podiam refugiar-se para falar dos assuntos femininos e executar lavores. 

Descendo umas pequenas escadas estamos na Sala do Infantando, um amplo salão utilizado para actividades lúdicas e culturais. A aquecer a sala está uma grande chaminé.

 
Subindo umas grandes escadas em caracol, chegamos á Alcova da familia nobre que ali vivia, tenho dúvidas se aquela seria a sua localização original já que o seu acesso, pelo menos o que fizémos, pareceu-me pouco prático. Toda a zona onde a instalaram estava remodelada. 

Aqui mostraram a cama em dorsel, alguns trajes típicos da época e uma segunda zona com um oratório, onde estava um altar e uma área para rezar. 

Os actores despedem-se (neste caso ele, ela despediu-se depois da Sala do Infantado) e a visita termina. Creio que durou perto de meia hora, não mais.
Depois saímos para conhecer as muralhas do palácio e a vista fantástica que proporcionam para o Rio Manzanares.

No final (ou inicio dependendo da pespectiva) está uma exposição permanente, dedicada á época medieval e ao Castelo.

Aproveitámos ainda para tirar mais umas fotos do exterior do Castelo que está de facto bem preservado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s