BELÉN DO DUQUE DE CARDONA – MADRID, ESPANHA

Está no Centro Centro (Palácio das Telecomunicações na Cibeles) um dos mais impresionantes presépios que alguma vez vi, o ano passado não pude visitar o que tinham aqui exposto mas este ano insisti para vê-lo. Valeu mesmo a pena principalmente se consideramos que 2€ é um excelente preço a pagar para ver este presépio napolitano numa altura onde provavelmente tinham muito mais protagonismo que a árvore de Natal. O “belén” como lhe chamam, faz parte de uma tradição que todos os anos o Centro Centro procura abrir ao público expondo as melhores coleções do país.

Mas voltando ao presépio dos Duques de Cardona, dizem que a paixão pelas figuras Napolitanas vem do reinado de D. Carlos III que para além de Espanha governou Nápoles e Sicilia. Seguindo o seu exemplo, a burguesia começou a investir em presépios feitos por artesãos italianos e um deles foi o Duque de Cardona que construiu ao longo do século XVIII uma colecção que começou com a cena de Jesus entre Maria e José, juntando-se mais tarde cenas da vida quotidiana (as cenas das tabernas, os mercados, etc..) e a viagem dos Reis Magos. Com excelentes cenários a servirem de pano de fundo é mais que um presépio, é uma obra de arte.

 

 

 

 

 

 

 

 

Website: http://centrocentro.org/centro/exposicion_ficha/105
Datas: 28 de Novembro de 2014 até dia 1 de Fevereiro de 2015
Preço: 2€ por adulto (aos fins de semana recomendo ir cedo, eu num Domingo cheguei ás 16h e só consegui visita ás 18h40)
Morada: Plaza de Cibeles
Metro: Banco de España

 

+ Natal em Madrid

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s