TABERNA DEANES – CÓRDOBA, ESPANHA

Na nossa visita a Córdoba não podia faltar a comida, no bairro de La Judería encontrámos algumas tabernas cujos pátios convidavam a entrar, uma delas era a Taberna Deanes.
Localizada na rua com o mesmo nome e a uns 5 minutos a pé da Mesquita, este restaurante familiar tem um ambiente acolhedor e um pátio incrível. Não é apenas um restaurante é também um local histórico uma vez que nele viveu um historiador e escritor do século XVI, Garcilaso de La Vega, conhecido também como “El Inca”.

 
Como éramos uns seis, não conseguimos mesa para todos neste maravilhoso pátio, ficámos numa sala á direita logo quando se entra no restaurante e ficámos igualmente bem instalados. A carta propõe pratos de gastronomia cordobesa e andaluza, a preços que eu considerei acessíveis. Foi algo dificil escolher e ainda bem que fomos com amigos espanhóis para nos indicarem as principais iguarias.
Na sala onde estávamos havia uma grande referência ao actor espanhol António Molina, foi muito famoso nos anos 50 e 60, pelos seus filmes e músicas. O filme El Cristo de Los Faroles teve algumas cenas filmadas neste restaurante o que explica os cartazes.
 
Não podia faltar na nossa mesa o salmorejo cordobés que estava exactamente como gosto, uns restaurantes servem mais espesso (vem num prato até) mas eu prefiro assim e estava bem fresco o que ajudou a apaziguar o calor que fazia, uma delicia. Depois provámos uma das suas especialidades o rabo de boi, não sou grande apreciadora desta tipo de iguaria, mas estava muito bom vale mesmo a pena provar.
Seguiram-se umas “habitas” com ovos de perdiz e eu pedi para mim uma jardineira porque estou de dieta, que ainda sendo um prato simples era bastante saboroso. Provámos também o Flamenquín de Lomo, parace uma grande croqueta mas no seu interior é um pequeno rolo de carnes e enchidos.
 
Foi uma escolha excelente para comer, depois fomos passear pelas ruas da judería, a Calle Deanes por exemplo está cheia de lojas de “souvenirs” da região e muitos restaurantes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s