EL AYER, MADRID, ESPANHA

Hoje conhecemos…El Ayer em Madrid.


Este bar e restaurante localizado na Calle Cardenal Cisneros próximo da Fuencarral (e Quevedo) é um tipico restaurante espanhol com a sua barra á frente para comer umas tapas e beber umas “copas”, mas tem também uma sala de refeições onde servem os mais variados pratos.
Mas o encanto de o El Ayer não está na realidade na comida, aliás nem a provei porque fui lá ter com umas pessoas, está no facto do seu dono ser um coleccionador compulsivo de algumas das coisas que lhe marcaram a infância e da sociedade espanhola. Assim quando entramos no restaurante vemos uma grande estanteria com uma colecção impressionante de bonecas Nancy, um sucesso por aqui e ele até registou como Museu de Nancy.
Então o hobby deste senhor é encontrar “preciosidades” ou “reliquias” nos mais variados “rastros” (tipo feira da ladra ou de velharias) que há pelo país, esteve inclusivé em Portugal em algumas em busca de tesouros que lhe interessassem.

 

A boneca foi lançada a 1968 pela empresa de brinquedos Famosa. O seu sucesso fica bem patente na quantidade e variedade de bonecas que foram produzidas assim como toda uma linha de roupa e acessórios, ainda hoje há quem guarde as suas Nancy’s porque são autênticas preciosidades um testemunho da moda desta época.

 

 


Mas nem só da Nancy vive a sua colecção, tem igualmente uma generosa colecção de garrafas antigas de gasosa, sendo que cada uma é única. Expostas no restaurante diz-nos que tem umas 200, mas que a sua colecção são 5500 diferentes, que as tem guardadas num armazém por falta de espaço. Quanto mais falamos com este coleccionador, mais percebemos que colecciona por paixão, por saber que aquela época lhe diz algo que própriamente pelo valor do seu expólio pessoal.

Mas não colecciona só as garrafas, tem posters e quadros das campanhas de publicidade da marca de gasosa Casera.

 

Tem fotos antigas da familia Real espanhola por exemplo, não as vende e nem as publica porque diz necessitar de autorização para o fazer. Diz-nos também que adoraria montar um museu com o que tem mas que…e fica-se por aqui. O que já tem no espaço do El Ayer ainda que pouco já é suficiente para contar um pedacinho da história da década de 60 e 70 em Espanha.

E comecei por dizer que era tipico…

 

VER GUIA DA CIDADE:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s