Descobrimos esta rua ao acaso sem realmente entender a sua verdadeira importância na história de Valladolid, ainda assim pareceu-nos muito interessante, pelos as fachadas dos edificios e pela boa extensão de comércio, todo tradicional que ali se pode ver.

Mais tarde a ler sobre a rua, percebemos que desde sempre era uma rua dedicada ao comércio também pela sua proximidade á Praça do Mercado. No final do século XVI foi completamente destruída num incêndio e no reinado de Felipe II foi reconstruída para voltar a ser um dos pontos comerciais mais importantes da cidade.


Hoje em dia as fachadas de alguns edificios totalmente recuperadas e vemos que continua a ser uma rua de comércio, grande parte são pequenos negócios que vão desde a decoração a chocolatarias.




Ao fundo da rua encontramos a Igreja Penitencial de Vera Cruz, que segundo a sua placa dizia que estava vinculada a doentes contagiosos. A sua construção começa a 1581 a cargo do arquitecto Pedro de Mazuecos, el Viejo. Outros dois ajudam na construção da fachada, Juan de Nates e Diego de Praves. Nela colocam uma escultura de Constantino.
