ARCO DE SANTA MARIA, BURGOS, ESPANHA

Descubrimos este arco por acaso, a nossa visita á cidade era das rápidas e nem mapa tínhamos, fomos seguindo as setas que diziam Catedral e depois fomos seguindo o nosso instinto até descobrirmos outro dos marcos da cidade. 

Vista da Praça do Rei D. Fernando, não podíamos adivinhar o que nos esperava do outro lado. Uma interessante fachada da que foi uma das portas mais importantes da cidade. Construída no século XIV foi depois completamente remodelada no século XVI para o aspecto que tem hoje.

 

É impressionante pensar que num espaço relativamente pequeno funcionavam as antigas Casas Consistoriais de Burgos até se mudarem para a Plaza Mayor. Ao passar pelos arcos que separam a praça da zona que vai dar á Ponte de Santa Maria, podemos ver por cima de uma das portas (a que diz Salida) uma placa dedicada a Ramon Bonifaz, “omne de Burgos” e “alcaide” da cidade. 

 

Na fachada principal podemos ver esculpidas estatuetas de importantes figuras da zona de Castela, entre elas o famoso El Cid que se acredita ter nascido na cidade e é um dos grandes símbolos das conquistas contra os mouros mas também um independentista que viveu numa época em que Espanha estava fragmentada em vários reinos. Outra estatueta relevante é a de D. Carlos I, pai de Felipe II (o I de Portugal) e a quem a cidade dedicou este arco triunfal. 

Há a oportunidade de visitar o interior, nós não o fizémos por falta de tempo mas seguramente voltaremos á cidade para o fazer. De frente para a fachada principal podemos ver do lado direito o Paseo del Espolón e do lado oposto o Paseo de la Isla, juntos fazem uma zona de espaço verde que se estende ao longo do Rio Arlanzón.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s