O nosso plano de um dia de passeio era ir a Medina del Campo e passar por Tordesillas. Como nos sobrou algum tempo, decidimos não ir ao lugar onde Espanha e Portugal dividiram o mundo e fomos a Valladolid.

Estacionámos o carro e o primeiro objectivo da visita era conhecer a Plaza Mayor. Já tinha visto fotos mas ao vivo é outra coisa, como não tínhamos grande expectativa assim que chegamos e vemos a dimensão da praça ficámos impressionados. Grande, ampla e ao contrário de muitas, era aberta com construções á volta mas que não fechavam o espaço.

É claramente um dos mais importantes pontos sociais da cidade, onde o convivio se faz nos vários cafés com esplanada espalhados pela praça ou simplesmente sentados nos bancos que nela estão colocados.

No centro da praça está um monumento dedicado ao Conde Pedro Ansúrez, o nobre a quem o Rei Afonso VI encarregou de repovoar a cidade de Valladolid e que assim o fez, levando das suas terras outras familias de nobreza, construindo infrastruturas para que pudessem ali viver.
Um edificio que se destaca é o da Casa Consistorial, construída no século XIX e que funciona como Câmara Municipal. Todo o tipo de eventos e festividades são celebrados aqui na praça vermelha, um dos mais importantes é o da Semana Santa que leva vários visitantes á cidade. O ponto alto são as procissões das várias confrarias da região.
