MURALHAS DE CÓRDOBA – ESPANHA

Construídas para defender a cidade nos tempos dos mouros no século X vão sobrevivendo ao passar do tempo. Hoje resta muito menos do que existia antigamente mas ainda assim algumas portas ser conservaram e um bom troço da muralha pode ser percorrido ao longo de um passeio muito agradável. Uma das três portas que se conserva é a Almodóvar, originalmente de construção árabe e no século XIV foi reconstruída. Ao seu lado está a estátua de Séneca, um senador romano cujo nascimento dizem ter sido na cidade de Córdoba.

Ao longo do percuso que fazemos podemos ver pequenos lagos ou fontes que ajudam a refrescar a zona. Foi muito agradável o passeio por aqui, fazia bastante calor e ainda conseguíamos algumas sombras.  E outro dos interesses da muralha são as pequenas esplanadas montadas á sua volta e que neste dias solarengos se enchem de turistas e locais á procura de uma forma de se refrescarem bebendo algo fresco ou comendo o famoso Salmorejo Cordobés.
Outra das estátuas colocadas junto ás muralhas é a de Averroes (ou Averróis) ou Ibn Rushd, um filósofo e médico andaluz também filho de Córdoba. A sua corrente filosófica é muito influenciada por um outro filósofo, Aristóteles e pelo seu tutor Platão. Interessante ver como o mundo árabe era também influenciado pela filosofia grega.
 
 
 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s