Há algum tempo comprei o guia Madrid Encounter da Lonely Planet, onde nos seus highlights em 9º lugar estava o Estádio Santiago de Berbanéu, casa do Real Madrid. Quando estivémos em Barcelona, um dos autocarros turísticos passava no estádio Camp Nou onde joga o grande rival do Madrid, o FC Barcelona.

Com a grande popularidade do desporto e sobretudo com o campeonato espanhol ao rubro com esta grande rivalidade (que vai além do futebol e mexe com outros sentimentos que passam pelo nacionalismo ou falta dele), os dois estádios enchem-se de adeptos regulares mas também dos que vêm o interesse turístico da experiência de assistir a um jogo de uma das melhores equipas de futebol da actualidade.
Nós pertencemos a este grupo, ou pelo menos eu.
A verdade é que vivendo em Madrid e tendo esta equipa uma boa percentagem de portugueses é inevitável não torcer por ela, principalmente quando está a disputar um jogo da Champions League.

Por outro lado e apesar da grande rivalidade não descartamos a experiência de assistir a um jogo do Barcelona. Porque nada bate o estar num estádio, ouvir os cânticos das claques, sentir a emoção dos adeptos, comer um “bocadillo” comprado na rua ou o que chamam de “pipas”(pevides) que ouvimos comer nos intervalos dos gritos que motivam a equipa (ou criticam o árbitro).


Melhor ainda é assistir ao jogo e ver a equipa da casa ganhar por 4-0 neste caso sendo que estávamos na zona onde marcaram três desses golos. Uma experiência a repetir sem dúvida.

VER GUIA DA CIDADE:
