Alcalá de Henares – Espanha

Hoje conhecemos… Alcalá de Henares, uma cidade muito próxima de Madrid, classificada pela UNESCO como património mundial. Nesta cidade nasceram pessoas muito importantes na história espanhola e mundial como Catarina de Aragão, Rainha de Inglaterra e Miguel Cervantes, famoso pela sua história de Dom Quixote. Aqui está também uma das Universidades mais antigas do mundo e este Palácio Arcebispal que vêm nas fotos.

Não conseguimos visitar o Palácio, estava fechado, contentei-me com os exteriores e principalmente pela estátua de Catarina de Aragão com um livro e uma flor, ela nasceu ali. Quem é fã da série de televisão espanhola “The Tudors” sabe perfeitamente que foi a primeira mulher de Henrique VIII, a que ele depois abandonou para se casar com Anne Boleyn e comprou uma “guerra” com a igreja católica. Pena é que a série não a tenha retratado, do pouco que já li sobre a sua história, como uma rainha mais forte e fisicamente mais fiel á sua descrição, pelos quadros vemos uma Catarina quase ruiva e a que representava tinha o cabelo escuro, eu diria negro.

A sua mãe era a Rainha Isabel, a Católica. Creio que ali perto também havia uma estátua dela. Por sua vez, a mãe de D. Isabel era outra Isabel mas de Portugal…isto para dizer que pelas veias de Catarina de Aragão corria um sangue azul de várias casas reais, uma delas a do nosso país.

Fiquei por isso fascinada com Alcalá de Henares e ainda nem tinha entrado nas suas ruas principais, não tinha ido ainda á Plaza de Cervantes ou percorrido a sua Calle Mayor.

 

Logo no inicio da Calle Mayor encontramos duas estátuas que representam duas personagens a maior obra escrita por Cervantes: Dom Quixote e o Sancho Pança. A casa do escritor está aberta a visitas, eu fui só espreitar e pareceu-me ser a típica casa espanhola da época medieval com um pátio no centro.

 

Depois de passar pela casa onde nasceu Cervantes percorremos a Calle Mayor até chegarmos a uma grande Plaza que ganhou o seu nome. Passear na Calle Mayor de Alcalá, é uma viagem na história, um parar do tempo, continua com aquele jeitinho medieval

Não podemos comparar a Calle Mayor com a sua “irmã” de Madrid, nem em dimensão, nem em movimento, mas que tem o seu charme isso tem, faço ideia em noites de festas tradicionais. A sua praça é grande e ao centro está uma estátua de Miguel Cervantes, delgado e austero. Nas ruas que circundam a praça encontramos o ayuntamiento e já uma parte da famosa Universidade de Alcalá de Henares, uma das primeiras a serem fundadas.

 5081452473_0cd2be43b2_b

Entrando por uma dessas perpendiculares á Plaza Cervantes temos a rua que dá acesso a outra praça e ao edificio principal da referida Universidade, posso dizer-vos que a mim me daria gosto de estudar ali se pudesse contemplar a beleza daquela fachada todos os dias. Imaginem que houve um tempo em que se estudava por querer saber mais, isto numa época em que o poder não estava no saber mas sim num direito de berço e nem por isso, os que tinham esse direito deixavam de estudar…nem todos é certo, mas desde cedo que a sabedoria e a aprendizagem fazem parte do crescimento do ser humano.

Infelizmente não houve tempo para mais, voltámos a casa para o final de mais um fim de semana preenchido a conhecer Espanha.

+ Posts Alcalá de Henares

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s