Na nossa última visita a Lisboa antes do Natal fizémos um passeio pela cidade onde sem o ter planeado viémos parar ás ruinas do Teatro Romano. Lembro-me quando numa visita da escola visitámos o espaço parece que pouco ou nada mudou porque para entender que ali esteve em tempos um teatro temos que puxar muito pela imaginação.

Foi construído na época do Imperador Augusto e remodelado ao longo dos anos até que caiu no abandono e foi descoberto depois do Terramoto de Lisboa. Aparentemente uma estrada divide o teatro em dois e do lado direito podemos ver um edificio típico lisboeta onde está instalado o Museu.


Passando para esse edificio podemos ver a continuação das escavações do Teatro e pequenas salas de exposição de objectos que ali foram recolhidos e uns painéis interactivos que forneciam mais informações sobre o local.


Mas pareceu-me que a atracção principal era mesmo o pequeno miradouro que nos permitia disfrutar uma vez mais de uma bela vista sobre a cidade e o rio Tejo além de podermos ver a margem sul.


Havia ao lado uma pequena sala cujas paredes tinham pinturas decorativas, não percebemos muito bem o objectivo da sala e também não estava ninguém para nos explicar, tinha mesas e cadeiras e presumimos que fosse para aproveitar o espaço e a vista lendo um livro. Uma coisa é certa mais meia dúzia de mesas fora e podiam montar aqui um pequeno café com muito charme.